Mensagem de teólogo do século XVI aborda conflitos religiosos de hoje
As lições de um teólogo francês nascido no século XVI se dirigem a um mundo pós-moderno, faminto de paz e unidade das comunidades, disse o presidente da rede mundial de igrejas reformadas, Clifton Kirkpatrick, disse que o reformador Calvino escreveu que “a cruz atravessa dez mares” sem vacilar, se a causa da unidade dos cristãos avançasse.
“Num mundo fragmentado e de uma Igreja, onde vários conflitos mais graves são o resultado de antagonismo religioso, Calvino é mais importante que nunca”, afirmou Kirkpatrick.
A notícia é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação – ALC -, 22-05-2009.
O líder reformado participou da celebração do 500º aniversário do nascimento do líder da Igreja Reformada, João Calvino, e o 4500 aniversário da Igreja Reformada da França.
“O repto não é simplesmente para celebrar Calvino senão para averiguar o que seria uma revolução calvinista no século XXI na França”, assinalou Kirkpatrick, segundo o serviço de imprensa da ARM.
Uma revolução calvinista, descreveu, não seria violenta e desembocaria num movimento pela paz baseada na justiça, na economia e na proteção do mundo natural.
Em diversas ocasiões Calvino pediu aos franceses reformados que eram perseguidos por causa da sua fé para que não reagissem da mesma maneira.
“Essa chamada para a se converterem em fabricantes da paz não pode ser mais urgente hoje em dia”, disse Kirkpatrick. “Como cristãos reformados, somos chamados a conduzir de modo diferente nossas comunidades e a fazer demonstrações vivas da compaixão, da justiça e do apoio mútuo”, explicou.
Kirkpatrick esteve acompanhado pelo secretário geral da ARM, Setri Nyomi, e pelo presidente do Conselho Ecumênico Reformado (CER), Peter Borgdorff. Em junho de 2010, as duas organizações ecumênicas mundiais se fusionarão para converter-se na Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas.
Fonte: http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=22533
Leave a Reply