Lockdown foi adotado por 83% dos países mais atingidos pelo coronavírus

Estudo realizado pela FGV analisa o enfrentamento da pandemia nas regiões mais afetadas pela doença.

A reportagem é publicada por Carta Capital, 18-05-2020.

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas mostra que dos 24 países mais afetados pelo coronavírus, 20 deles (83%) adotaram “lockdown” e três (13%) o isolamento vertical para frear o aumento no número de casos.

Os países que adotaram lockdown foram África do SulAlemanhaArgentinaAustráliaCanadáChinaColômbiaEspanhaEstados UnidosFrançaÍndiaIrãIsraelItáliaLíbanoMéxicoNova ZelândiaReino UnidoRússia e Singapura. Os que fizeram isolamento vertical são Coreia do SulSuécia e Turquia.

Japão adotou recomendação de isolamento, mas sem ato normativo e, portanto, não entrou em nenhuma destas classificações.

Lockdown é um isolamento mais restrito, no qual as pessoas só podem sair de casa para atividades essenciais como mercado e farmácia. A maioria dos países estão aplicando punições para quem desrespeita esse medida. No Brasil, estados como MaranhãoCeará e Pará já decretaram o isolamento restrito como medida de enfrentamento à pandemia.

Já o isolamento vertical, medida defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, coloca em isolamento apenas o grupo considerado de risco para a doença. No Brasil, 86 milhões de pessoas estão nesta situação.

Medidas econômicas

Além do isolamento, o estudo levou em conta as medidas econômicas adotas por esses países. 96% criaram medidas de estímulo a empresasprodução de pesquisas, e de bens e serviços; 88% investiram em políticas de transferência de renda; 79% reduziram ou alteraram tributos e 29% fizeram intervenção na propriedade privada.

Essa primeira etapa do estudo não analisou a situação do Brasil, que será realizada em um levantamento próprio. “O combate ao coronavírus estimula o surgimento de novas formas de cooperação entre Estado, mercado e sociedade civil. Em tempos de ativismo social e presença massiva da tecnologia no cotidiano, a dinâmica de resolução de problemas coletivos também se altera”, diz o relatório.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/599122-lockdown-foi-adotado-por-83-dos-paises-mais-atingidos-pelo-coronavirus

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *